AME Casa Branca

 

Orientações ao Usuário

 

Para realizar consultas e exames no AME - Ambulatório Médico de Especialidades é necessário encaminhamento médico, junto ao clínico geral, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro ou município. O médico fornecerá uma Guia de Referência (encaminhamento) e a própria unidade de saúde marcará a data do atendimento. O AME não realiza agendamentos sem o encaminhamento do SUS. 

No dia da sua consulta, exame ou procedimento, o paciente deve seguir as orientações de horário de chegada, com a antecedência solicitada no comprovante de agendamento (Filipeta) que será entregue pela unidade de saúde. Este é o tempo necessário para que a recepção confira seus dados e a enfermagem realize a pré-consulta. Nessa filipeta o paciente encontra também informações sobre o preparo de exames.

Documentos necessários para o atendimento:

  • - RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Certidão de Nascimento (em caso de crianças);
  • - Comprovante de Endereço;
  • - Cartão Nacional do SUS;
  • - Pedido médico ou encaminhamento.

Cada consulta ou exame agendado e que o paciente não comparece, gera um custo para o governo e impossibilita que mais pessoas sejam atendidas, portanto não falte a uma consulta ou exame.

Caso não seja possível comparecer à consulta ou exame agendado, comunique o AME no telefone (19) 3671-8000, (19)99483-9582 com no mínimo 48h de antecedência, para que a sua vaga seja disponibilizada a outro paciente.

Em caso de falta na primeira consulta da especialidade, para marcar uma nova data o paciente deve procurar a UBS mais próxima para novo agendamento. No caso de reagendamento de retorno, vir pessoalmente ao AME com o informe de atendimento entregue no dia da consulta ou via Whatsapp pelos telefones: (19) 99483-9582 / (19) 3671-8000.

 

Perguntas Frequentes

 

As consultas e exames realizados pelo AME são feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto não há custo aos pacientes por nenhum procedimento no ambulatório. E não é possível realizar exames ou consultas particulares.

O AME realiza somente exames solicitados por médicos da rede pública ou os do próprio AME.

Na filipeta, entregue pela Unidade de Saúde, está a descrição do horário de chegada para que o paciente retire sua senha e realize seu cadastro. Esse tempo de antecipação é suficiente para ser atendido no horário marcado.

O Cartão do SUS é obrigatório para fazer seu agendamento, portanto, se já está agendado, o paciente certamente possui o cartão SUS. Procure a UBS de seu bairro para que seja fornecido seu cartão. O AME não tem liberação para fazer o cartão SUS, somente as Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde.

Quando o exame não for realizado no AME, o paciente será orientado onde deverá levar seu pedido. A rede pública de saúde tem a pactuação para onde o paciente será encaminhado.